A Influenza 2019 segue fazendo vítimas na Europa e Eua – No Brasil, o governo do Amazonas já decretou estado de emergência e solicitou ao governo federal antecipação da campanha de vacinação – Lá foram registrados 301 casos de síndrome gripal grave com 21 mortes, até 06 de março de 2019.

A vacina contra gripe 2019 apresentou mudanças em sua composição e chegará ás clinicas de vacinação entre 20/03 e 10/04, dependendo da liberação da ANVISA. Se quiser ser avisado quando recebermos a vacina envie um e-mail com seus dados na aba contato.

Como se prevenir contra a gripe?

Para evitar o contágio é preciso redobrar a atenção com a higiene das mãos e evitar aglomerações. Procure utilizar lenços descartáveis, evite tossir nas mãos, que são veículos de transmissão, lave sempre bem as mãos com água e sabão e use papel-toalha, evite lugares fechados e com grande número de pessoas, mantenha os ambientes ventilados e não compartilhe objetos de uso pessoal. A melhor prevenção além dos cuidados acima é a vacinação. Mesmo os vacinados devem manter os cuidados de higiene.

Quais as reações da vacina?

Os efeitos mais comuns da vacina contra a gripe ocorrem já no local da aplicação. São relatados, muito eventualmente, casos de dor local, endurecimento e vermelhidão, que podem durar até 48 horas. Mais raramente a vacina ocasiona reações sistêmicas, como febre e dores musculares.

A vacina deve ser tomada todos os anos porque o nível de anticorpos se reduz ao longo dos meses.