Análise da Composição Corporal – Bioimpedância

bioimp

O exame de BIOIMPEDÂNCIA, associado a sua correta interpretação, consegue de forma fidedigna avaliar a composição corporal e suas repercussões metabólicas.
Costumo dizer que o exame de BIOIMPEDÂNCIA está para o endocrinologista, como o eletrocardiograma está para o cardiologista.
A partir dele temos dados importantes de avaliação e acompanhamento, tornando o tratamento de emagrecimento ou ganho de massa muscular, muito mais eficaz, específico e personalizado. Dessa forma acompanhamos as mudanças da composição corporal (relação tecido gorduroso e massa magra), durante o tratamento.
Muitos pacientes afirmam ter o “metabolismo lento”. Esse questionamento é feito com frequência durante as consultas médicas.
Pelo exame de BIOIMPEDÂNCIA, é possível determinar esse “metabolismo”, chamado por nós de Taxa Metabólica Basal – TMB.
Sua Taxa Metabólica Basal – TMB corresponde à quantidade mínima de calorias por dia que seu organismo consome para manter suas funções vitais em repouso, como: respiração, batimentos cardíacos e digestão dos alimentos. Este valor não inclui o gasto calórico com atividade física.
A Taxa Metabólica Basal – TMB está diretamente ligada à massa magra, ou seja, quanto maior for à massa magra (musculatura), maior será o valor da taxa metabólica basal e consequentemente mais calorias pode-se ingerir por dia sem correr o risco de engordar.
A porcentagem de tecido magro inclui músculos, ossos, órgãos e gorduras essenciais.

Como o exame é feito?

São colocados eletrodos (adesivos) na mão e pé direitos. O aparelho de BIOIMPEDÂNCIA é ajustado para suas características individuais, como peso, altura, sexo, idade, etnia e nível de atividade física. É emitida uma corrente elétrica de baixa voltagem, que passa pelo corpo todo. Essa corrente é imperceptível para nós.
A massa magra é composta em sua maioria por água e minerais, apresentando menos resistência elétrica, quando comparada ao tecido gorduroso. Dessa forma, obtemos a sua composição corporal. (relação massa magra x massa gorda).
O exame nos mostra também, quanto de gordura em sua composição corporal deve ser reduzida, qual o ideal para você, quantas calorias o seu metabolismo é capaz de gerar em 24 horas. Todos esses dados são analisados para a elaboração de um tratamento personalizado.
Existe uma grande diferença entre PERDER PESO e DESNUTRIR.
Emagrecer, a qualquer custo, nunca foi eficaz e nunca será.
Todo emagrecimento deve ser focado na redução do percentual de gordura, preservando ao máximo o tecido muscular, principalmente nas mulheres, pois apresentam maior dificuldade, justamente por terem em média 20% a menos de massa magra que os homens.
O exame também é essencial para os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica (cirurgia de redução de estômago), devendo ser feito antes e nos meses seguintes a cirurgia, pois a intensa perda de massa magra, ainda que ocorra na maioria dos casos, pode ser atenuada.

Orientações antes do exame

– Evitar refeições grandes 4 horas antes do exame.
– Não realizar atividade física intensa ou sauna no dia do exame.
– Não consumir bebida alcóolica e cafeína (café, mate, chá, chá preto e energético) 4 horas antes do exame.
– Não fumar 1 hora antes do exame.
– Suspender medicamentos diuréticos 24 horas antes do exame (perguntar para o seu médico)
– Todos os acessórios de metal (brincos, pulseiras e cinto) devem ser retirados.
– Mulheres devem evitar realizar o exame no período pré-menstrual.

Eletrocardiograma (E.C.G)

eletroÉ o exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca e sua condução. Seu registro é feito através de gráficos que indicam o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração. Apesar de ser de simples execução, o eletrocardiograma é muito importante em cardiologia, pois permite diagnosticar alterações de condução dos feixes nervosos do coração, áreas inativas (infartos), arritmias, aumento de câmaras cardíacas, entre outras cardiopatias.

O exame é simples, indolor e geralmente muito rápido. O paciente deve deitar-se numa maca, de barriga para cima, tendo ao lado o aparelho que constitui o eletrocardiógrafo. São colocados eletrodos nos braços, pernas e tórax que captarão os estímulos elétricos do coração. O médico então analisa o traçado por ele emitido.
O eletrocardiograma deve ser executado periodicamente, a partir dos 40 anos ou antes em situações avaliadas pelo seu médico.

Teste de esforço (Ergométrico/esteira)

Oesteira teste de esforço (T.E.) ou teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico. Avalia-se a atividade elétrica do coração, a pressão arterial, os possíveis sintomas referidos pelo paciente e sua aptidão física.
Pode ser realizado em esteira rolante (método usado na LIFECENTER) ou bicicleta ergométrica.
O T.E. é um exame muito seguro, seu risco de complicações é de 0,05% (1/2.000 exames).

Orientações antes do exame:
– O paciente deverá realizar uma refeição leve no mínimo duas horas antes do exame. Deverá comparecer ao local com uma roupa apropriada para a prática de exercício físico (short, moleton, tênis, etc.). Mulheres deverão usar sutiã. Nos homens, poderá ser necessária a raspagem dos pelos do tórax (tricotomia) para evitar interferências no traçado eletrocardiográfico.
– Os medicamentos de uso contínuo poderão ou não ser suspensos de acordo com a finalidade do exame, ou seja, se este é indicado para o diagnóstico ou para avaliação do tratamento. Em caso de dúvida, consulte o médico solicitante do exame. Caso seja necessária a suspensão dos medicamentos, o tempo desta suspensão poderá variar de 1 até 30 dias, dependendo do medicamento.

Prova de Função Pulmonar – Espirometria

É um teste que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar.espiro

É o exame mais importante para diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias.

A clínica Life Center possui profissional treinada e com experiência em exames de crianças.

A espirometria é um exame não invasivo e indolor. O paciente deverá respirar através de um tubo contendo um bocal, conectado ao espirômetro. Uma presilha de borracha tapará seu nariz, garantindo que toda respiração seja feita pela boca e tenha que passar pelo aparelho. Durante o exame será pedido ao paciente que respire tranquilamente por algum tempo; que encha o pulmão completamente; e assopre com o máximo de força possível e, depois, lentamente. O teste poderá ser repetido, depois de aplicado ao paciente uma medicação broncodilatadora, geralmente sob a forma de spray. Esse exame gera, no computador, uma série de curvas, tabelas e gráficos que o médico analisará, fornecendo parâmetros sobre as condições ventilatórias (volume expirado forçado (VEF), capacidade vital forçada (CVF), volume residual(VR).

A espirometria serve para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças pulmonares – PRINCIPALMENTE ASMA E DPCO- e a capacidade pulmonar em pré-operatórios, podendo ser realizado em pessoas sadias que queiram aferir sua capacidade respiratória (atletas, por exemplo).
Em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite, enfisema, fibrose e outras doenças pulmonares, a espirometria, feita periodicamente, serve para avaliar o efeito e a evolução do tratamento médico.

Cuidados antes do teste:

Não é necessário que a pessoa realize jejum para fazer a espirometria. Entretanto, fica proibido o consumo de chás e cafés 6 horar antes do exame.
O paciente não deve usar sprays com broncodilatador (aerolin, salbutamol, seretide, vannair) 24 h antes do exame.

Teste Alérgico

teste alergico 2

Embora a alergia só afete alguns órgãos, como os pulmões (asma), o nariz (rinite), a pele (urticária), o indivíduo é alérgico por inteiro. Os testes cutâneos são uma ferramenta imprescindível, pois facilitam o diagnóstico causal da alergia do paciente revelando os alérgenos aos quais ele é sensível. Além disso, pode-se testar inúmeros alérgenos ao mesmo tempo.

O teste cutâneo produz uma reação alérgica em pequena escala quando expomos intencionalmente o paciente a quantidade mínima de alérgeno. O teste cutâneos de puntura é o mais utilizado no diagnóstico das alergias.
Teste cutâneo alérgico ou prick test (puntura) são utilizados para confirmação diagnóstica da alergia induzida por grande variedade de substâncias inalantes e alimentos. São tão ou mais precisos que os testes sanguíneos sem serem tão dolorosos ou invasivos.

Cuidados antes do teste:

O paciente deve estar a no mínimo 7 dias sem fazer uso de antialérgico sistêmico (polaramine, alegra, loratadina, teste alergico 1desalex, celestamine entre outros).